10 temas de atualidades que podem cair nos vestibulares!

Seguem 10 temas de atualidades que, muito provavelmente, estarão presentes nos vestibulares e ENEM, e merecem uma atenção maior:

1º – QUESTÕES AMBIENTAIS: Aqui entram conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e conferências da ONU sobre o Meio Ambiente (Rio +20, realizada este ano). Também é bom estar por dentro das discussões sobre o novo Código Florestal, compreendendo quais são os interesses envolvidos e as mudanças propostas.

2º – QUESTÂO DA ENERGIA: Fontes alternativas de energia (aqui, pode entrar a promessa do governo alemão de fechar seus últimos reatores nucleares até 2022) e projetos polêmicos (construção da Usina de Belo Monte, por exemplo).

3º – CHINA: “Estude as características de seu desenvolvimento econômico, sua importância para a economia internacional, quadro natural e diferenças regionais”, diz o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

4º MUNDO ÁRABE-MUÇULMANO: Estude os grupos considerados terroristas, razões do anti-americanismo e política norte-americana para a região durante o governo Obama. Irã e Síria têm grandes chances de serem cobrados nos vestibulares este ano.

5º – CRISES ECONÔMICAS E CAPITALISMO: É importante ser capaz de fazer um paralelo entre a crise de 1929 e a de 2008. E vale dar uma atenção especial para a Comunidade Europeia. “Boa parte dos países da Europa passaram de exportadores de força de trabalho, em fins do século 19, para importadores de trabalhadores dos países subdesenvolvidos. Com o atual momento de crise geral do modo de produção capitalista, eles tendem a reduzir ao máximo os gastos com o chamado ‘estado de bem estar social’ e os benefícios dos trabalhadores”, explica o professor de Geografia do cursinho do XI, Paulo Cesar Fonseca Neves.

6º – XENOFOBIA: Outro fator importante ligado à crise econômica. “Os governos muitas vezes jogam as razões da crise na existência de muitos imigrantes que se beneficiam dos benefícios conquistados pelos cidadãos europeus, e não no modo de produção capitalista (que não tem solução fácil). A saída defendida por muitos presidentes é a expulsão dos estrangeiros”, diz o professor Paulo. Nos Estados Unidos, a situação não é muito diferente e os latino americanos, na maioria mexicanos, são alvo de preconceitos.

7º ELEIÇÕES: “Estude os modelos político-representativos: monarquia, república, parlamentarismo, presidencialismo e seus processos eleitorais”, aconselha o professor Célio Tasinafo. Em ano de eleições no Brasil, é sempre importante. As eleições nos EUA também merecem atenção.

 8º QUESTÕES DEMOGRÁFICAS: Estude a questão da distribuição de renda (o crescimento da chamada “nova classe C”), crescimento vegetativo, expectativa de vida e mercado de trabalho.
9º QUESTÕES SOCIAIS; Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade. Hoje, as ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres. Dentro deste tema, a aprovação da nova Lei de Cotas tem boas chances de aparecer no vestibular.
10º EFEMÉRIDES (Aniversários redondos de eventos na história): As principais efemérides desse ano são:
– 80 anos da morte de Santos Dumont;
– 90 anos da Semana da Arte Moderna (que você pode conferir AQUI)
– 100 anos da Guerra do Contestado;
– 100 anos de Nelson Rodrigues (que você pode conferir AQUI)
– 100 anos de Jorge Amado (que você pode conferir AQUI)
– 120 anos de Graciliano Ramos;
G7 – 3ºB.
Anúncios

Um comentário sobre “10 temas de atualidades que podem cair nos vestibulares!

  1. Thalles disse:

    this site will go to help me a lot because i’m so nervous about etec. In spite of i think that will have anithink that will have sense with this theme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s