Como a vida na cidade melhoraria se as marginais de rios fossem mais verdes

Image

A ilustração acima, feita por Jonatan Sarmento para a revista National Geographic Brasil, parceira do movimento Planeta Sustentável, mostra como ficariam as marginais do rio Tietê, em São Paulo, caso suas áreas de várzea voltassem a ter verde. Esses espaços foram impermeabilizados para dar lugar a asfalto. Uma das conseqüências: alagamentos e enormes enchentes na cidade durante a época de tempestades.

Implementar corredores verdes nas áreas de várzea do rio Tietê não é impossível, mas leva tempo. Na reportagem Como ficaria a marginal do rio Tietê se o verde retornasse? – publicada na edição de março da revista –, Thiago Medaglia, editor assistente da NG Brasil, apresenta a proposta de um grupo de arquitetos da USP – Universidade de São Paulo para a revitalização da área que deu origem à projeção acima. A história é tão bacana que se tornou um viral no Facebook com o slogan “Quero uma São Paulo assim” (leia Reportagem da National é viral no Facebook).

Em Singapura, a restauração de 2,7 quilômetros do rio Kallang, que também passava por um canal de concreto, mostrou que é possível ter menos inundações, mais refrigeração natural e oportunidades de recreação na cidade. A revitalização do rio durou três anos e foi concluída neste mês, com 62 hectares reabertos aos moradores de Singapura.

O parque linear do Kallang inclui um playground aquático e um jardim comunitário. As plantas –que não são cultivadas com produtos químicos – ajudam a manter a qualidade da água e acabaram atraindo animais selvagens para a região.

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/

Anúncios

Um comentário sobre “Como a vida na cidade melhoraria se as marginais de rios fossem mais verdes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s